Fotos: Acervo CASAN
A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) encerrou nesta quinta-feira, 4, a sua participação na 4ª edição do COMAC-SC 2025 (Congresso de Municípios, Associações e Consórcios), promovido pela FECAM (Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina) em Balneário Camboriú. Durante três dias, a Companhia apresentou palestras, recebeu gestores municipais em seu estande e promoveu atividades de educação ambiental, consolidando sua presença em um dos principais encontros municipalistas de Santa Catarina.
A participação no palco da FECAM foi um dos destaques, com a palestra do presidente da CASAN, Edson Moritz, que abordou o tema “A transformação de uma empresa estatal em modelo de gestão”, reforçando os avanços de governança e eficiência administrativa da Companhia. Já o diretor Financeiro, Carlos Ivan Sturzbecher apresentou a experiência da empresa na captação de recursos para a implementação e manutenção do saneamento básico, mostrando como a empresa vem ampliando a capacidade de investimentos no setor.
Além do palco principal, a CASAN também marcou presença em outros espaços de debates do COMAC-SC, como a Arena Técnica e as áreas voltadas a consórcios e políticas públicas. Profissionais compartilharam experiências e resultados em temas como o Programa Esgotamento Sobre Rodas; Diretrizes para gestão de lodo de sistemas de tratamento; Estratégias de descarbonização corporativa; o Modelo de Central de Compras da CASAN; o Marco do Saneamento, entre outros temas relevantes.
No estande, a integração com prefeitos e gestores foi intensa. A equipe tirou dúvidas, apresentou investimentos, distribuiu materiais institucionais e promoveu uma ação de educação ambiental com um tabuleiro humano. Estima-se que mais de 2.500 pessoas tenham passado pelo espaço durante o evento, reforçando a importância da CASAN como parceira dos municípios.
Para o presidente Edson Moritz, a participação da CASAN no COMAC-SC teve saldo positivo. “Esse foi um momento de ouvir, dialogar e fortalecer a integração com os municípios. O saneamento básico é um desafio coletivo, que exige planejamento, inovação e parcerias sólidas. O COMAC nos deu a oportunidade de mostrar o que a CASAN vem fazendo e, ao mesmo tempo, aprender com as experiências que estão sendo construídas em todo o Estado”, destacou.