A ex aluna da Rede Municipal de Educação de Guaratinguetá, Taís Vitória dos Santos Silva, conquistou uma oportunidade única através das Vagas Olímpicas. Neste processo de acesso, alunos medalhistas em olimpíadas científicas durante o ensino médio têm a chance de competir por vagas nas principais universidades públicas do país, sem a necessidade de realizar provas tradicionais, utilizando apenas suas valiosas medalhas.

A trajetória de Taís é inspiradora. Ela entrou para o 9º ano em 2019, e logo se envolveu com o mundo das olimpíadas. Sua paixão pelas disciplinas do ensino fundamental a acompanhou até o final, quando, na Escola Maria Júlia, dedicou-se aos vestibulinhos das escolas técnicas da região, como COTEC e ETEC. Sua determinação rendeu frutos: Tais foi aprovada no COTEC, onde cursou Mecânica durante o ensino médio.

Os professores da rede municipal Marcos Felipe e Elis Regina sempre a incentivaram a participar das olimpíadas Neste mesmo ano, Taís se envolveu com a OBI (Olimpíada Brasileira de Informática), chegando até a terceira fase. Além disso, Taís participou da ONC (Olimpíada Nacional de Ciências) com o professor Felipe. Outra competição em que ela sempre esteve presente foi a BIMAP, avançando para a segunda fase.

Durante o segundo ano do ensino médio, Taís enfrentou o desafio da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, conquistando uma medalha de prata. No terceiro ano, sua habilidade matemática brilhou na Olimpíada Brasileira de Matemática Canguru, rendendo-lhe uma medalha de bronze. Após concluir o ensino médio, Tais continuou seu desenvolvimento no próprio Colégio Técnico, onde realizou um estágio enriquecedor. No final de 2023, surgiu a oportunidade que ela tanto esperava: o processo seletivo para as vagas destinadas aos medalhistas olímpicos. Tais decidiu apostar na sua medalha de prata da OBA, escolhendo Engenharia Mecânica Noturno e Engenharia Civil como suas opções de curso.

A espera foi intensa, mas os resultados finalmente chegaram. Tais conquistou o 4º lugar em ambas as opções, garantindo sua vaga na FEG-UNESP. Agora, ela está pronta para trilhar um caminho promissor no mundo acadêmico, graças à sua dedicação, talento e, é claro, suas merecidas medalhas.

Parabéns, Taís!

By admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *