Atividade integra planejamento de ações conjuntas para 2026 

Na última sexta-feira, 17 de outubro, servidores dos campi Itaquaquecetuba e Hortolândia do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) participaram de uma visita técnica à Cinemateca Brasileira, em São Paulo. A atividade contou com a presença de Thiago Schulze, coordenador de ações socioculturais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PRX), e teve como objetivo alinhar o plano de trabalho previsto para 2026, com foco na construção de uma agenda de ações colaborativas entre as instituições. 

A visita faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o IFSP e a Cinemateca Brasileira, que visa fortalecer iniciativas voltadas à preservação da memória audiovisual e à promoção da educação patrimonial. 

Participaram da atividade os seguintes servidores: 

Christian Fernando dos Santos Moura, professor de História e membro do Neabi; 

Erik Ceschini Panighel Benedicto, professor de Química e membro do Nugs; 

Gabriela Peters Gonçalves Levy, coordenadora de Extensão do Campus Itaquaquecetuba; 

Rebeca Cristina Melo de Souza, coordenadora do curso Técnico em Mecânica nas modalidades concomitante/subsequente e integrado ao ensino médio no Campus Itaquaquecetuba; 

William Gonçalves de Siqueira, técnico em assuntos educacionais e coordenador do Cineclube no Campus Hortolândia. 

Segundo o professor Christian Moura, a visita técnica foi uma experiência profundamente enriquecedora. “Percorrer as áreas técnicas da Cinemateca, como o Centro de Documentação e Pesquisa, o setor de Preservação de Filmes e o Laboratório de Imagem e Som, permitiu compreender de forma concreta os processos de conservação e difusão do patrimônio audiovisual brasileiro”, destacou. 

O docente ressaltou ainda o impacto da atividade para sua atuação como educador. “Foi especialmente inspirador conhecer o projetor utilizado na exibição de filmes em película. A demonstração despertou muitas ideias para projetos educativos voltados à preservação e à história do cinema nacional. O diálogo com os profissionais da Cinemateca e o cuidado com os acervos reforçam a importância da educação patrimonial e do acesso democrático à memória audiovisual do país.” 

A visita também contribuiu para o aprimoramento de iniciativas desenvolvidas no Campus Itaquaquecetuba, como o projeto “Mostra de WebMinidocumentários – Ideias Para Adiar o Fim do Mundo”, vinculado ao PIBIC-EM. A experiência trouxe reflexões sobre a elaboração de um manual de manuseio de películas cinematográficas e sobre novas estratégias para aproximar os estudantes do universo da produção e preservação audiovisual. 

Ainda segundo Christian, o encontro com os servidores do Campus Hortolândia, responsáveis pelo projeto de extensão Cineclube IFSP Hortolândia, ampliou ainda mais a troca de saberes. O Cineclube tem promovido atividades como a oficina “Cinema e a Diáspora Africana”, que articula cinema, história e educação para as relações étnico-raciais. 

“Sem dúvida, foi um momento de aprendizado coletivo e de inspiração para futuras parcerias entre o IFSP e a Cinemateca Brasileira, fortalecendo o compromisso institucional com a preservação da memória, a cultura e a educação pública de qualidade”, concluiu Christian. 

Confira algumas fotos da visita técnica:

visita-cinemateca-dstk.jpeg

 

By admin