17 de outubro de 2025

19:09

Por: Rose Campos

Fotos: Ana Paula Pignataro/Secom e Divulgação/Sedu

Um grupo de 12 alunos da rede municipal de ensino, acompanhados de pais e responsáveis, professores e gestores da Secretaria da Educação (Sedu), fizeram um tour diferente, nesta sexta-feira (17). Iniciado na Casa do Turista de Sorocaba, o grupo partiu para uma visita nas dependências da Câmara Municipal e, a seguir, no Gabinete do prefeito Rodrigo Manga, no sexto andar do Paço.

Os alunos foram escolhidos em uma campanha feita para eleger o estudante para assumir o cargo simbólico de “Prefeito por um Dia”. As votações, iniciadas em setembro, foram feitas em seis escolas da rede, em um dispositivo nas lousas digitais que simulou a votação em uma urna eletrônica oficial. O objetivo foi despertar o interesse dos estudantes pela participação cidadã e pela gestão democrática, além do conhecimento sobre o funcionamento dos três Poderes que constituem o nosso sistema político. No total, houve a participação de 2.816 estudantes do Ensino Fundamental.

Durante a visita à Câmara, conduzida pelo servidor Carlos Garbo, os alunos puderam conhecer o chamado Plenarinho, as dependências da Rádio Câmara e o Plenário da Câmara, onde são realizadas as sessões ordinárias, as votações dos Projetos de Lei e demais trâmites da vida legislativa. E foram recebidos pelo presidente da Câmara, vereador Luiz Santos.

Em seguida, se encaminharam ao Paço Municipal, localizado no sexto andar do Palácio dos Tropeiros, onde foram recepcionados pelo prefeito Rodrigo Manga e pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirlange Frate Maganhato. Também estiveram presentes na visita o secretário da Educação, Clayton Lustosa, e o secretário do Turismo (Setur), Hudson Pessini.

No início do projeto, na fase de votação e para aproximar ainda mais as crianças da vivência democrática, foi utilizado o programa Scratch para a criação de uma urna eletrônica digital, que simulou com fidelidade o processo de votação, incluindo até o tradicional som do equipamento oficial. Dessa forma, os estudantes puderam experimentar, de forma lúdica e tecnológica, todas as etapas de uma eleição, desde a escolha dos candidatos até a apuração dos votos.

Foram eleitos os seguintes alunos: Juan Gabriel de Souza, prefeito por um dia; Larissa Germano da Silva, secretária da Mulher; Cristhofer Felipe Oliveira Flores, secretário de Segurança Urbana; Samuel Henrique dos Santos, secretário da Saúde; Beatriz Vitória Ramos Maciel, secretária do Meio Ambiente; Laura Graça de Oliveira, secretária de Cidadania; Davi Matheus de Oliveira Lucena, secretário da Educação; Alice Lima Zilzke, secretária de Serviços Públicos e Obras; Davi Luiz De Oliveira Gonçalves, secretário de Esportes e Qualidade de Vida; Ana Clara Pontes Guedes Resio Leite, secretária de Recursos Humanos; Heloísa Pedroso Laurindo dos Santos, secretária da Cultura; e Yan Henrique, secretário de Mobilidade.

O secretário da Educação, Clayton Lustrosa, ressaltou a importância da iniciativa. “O projeto ‘Prefeito por um Dia’ é uma oportunidade única para aproximar nossos estudantes da vivência democrática e da administração pública. Estamos muito orgulhosos do engajamento das nossas crianças, que demonstraram interesse, criatividade e senso de responsabilidade. Esse é um investimento na formação de lideranças para o futuro de Sorocaba.”

A ação também teve a articulação da gestora de Desenvolvimento Educacional Andreia Schott, que compõe a equipe do Núcleo de Apoio à Aprendizagem (NAP) da Sedu e desenvolveu a urna. “A utilização desse recurso tecnológico foi potencializada, tornando-se não apenas uma experiência inovadora, mas também uma ação pedagógica estruturada. Essa integração possibilitou que os estudantes compreendessem, na prática, conceitos fundamentais de cidadania, participação democrática e responsabilidade social”.

A gestora de Desenvolvimento Educacional Flávia Arruda Costa, por sua vez, também integrou a equipe de produção do projeto e destacou: “Foi muito gratificante acompanhar de perto o envolvimento das nossas crianças. Mais do que aprender sobre eleições, eles se conscientizaram sobre a importância do processo eleitoral, desenvolveram senso crítico e perceberam que a participação cidadã começa na escola. Esse é um passo importante para formarmos futuros cidadãos conscientes e engajados.”

A iniciativa também busca fortalecer o protagonismo juvenil, estimular o pensamento crítico e ampliar o diálogo entre a escola, a comunidade e o poder público, formando cidadãos mais conscientes e participativos.

By admin