Nesta segunda-feira, 2, o selo “Pessoa com Autismo a Bordo” foi lançado.
A iniciativa é uma realização do Governador Jorginho Mello, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (DETRAN/SC).
O objetivo do selo é identificar veículos que transportam pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e visa conscientizar a população sobre como agir em situações envolvendo estes veículos.
O selo vai ser distribuído gratuitamente na FCEE, em São José, e nas instituições conveniadas em todo o estado.
É necessária a apresentação da Carteira de Identificação do Autista de Santa Catarina (CIPTEA).
O governador Jorginho Mello ressaltou o caráter inclusivo da iniciativa, que tem o propósito de apoiar e respeitar as pessoas com TEA.
SONORA – Governador Jorginho Mello
O selo foi criado através da Lei nº 19.035, de 2024, de autoria do deputado estadual Vicente Caropreso e regulamentada pelo Decreto nº 1286 de 12 de novembro de 2025.
A presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, Jeane Probst, explicou que a lei vem para acolher e conscientizar.
SONORA – Jeane Probst, presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE)
Em breve, os pontos do Detran de Santa Catarina também vão ter o selo para a distribuição à população. O presidente do Detran/SC, Cristiano Medeiros, também destacou a participação da instituição.
SONORA – Cristiano Medeiros, presidente do Detran/SC
O selo de identificação era um antigo pedido das associações e grupos da sociedade civil que cuidam de pessoas com o espectro autista.
Katia Purnhagen, presidente da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Autistas de Santa Catarina (FEAMAS/SC), reforçou a importância da conscientização sobre comportamentos diferentes e como podemos auxiliar quem precisa.
SONORA – Katia Purnhagen, presidente da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Autistas de Santa Catarina (FEAMAS/SC)
O estado de Santa Catarina possui 91,6 mil pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE.
Em Santa Catarina, a Carteira de Identificação do Autista, expedida pela FCEE, oferece um panorama do autismo no estado.
De fevereiro de 2020, quando foi lançada, até janeiro de 2026, cerca de 46 mil pessoas com TEA já foram beneficiadas com o documento.
Mais informações sobre o selo e como emitir a Carteira de Identificação podem ser obtidas no site fcee.sc.gov.br.
Repórter: Eduardo Melo