A Comlurb removeu 59,4 toneladas de resíduos no primeiro fim de semana de megablocos na cidade. No sábado (24/01), foram 32,2 toneladas. Os blocos que geraram mais resíduos foram: o 20 de Ouro do Mestre Odilon, da Ilha do Governador, com 5,3 toneladas, e o Chame Gente, de São Conrado, com 5,2 toneladas. No domingo (25/01), foram 27,2 toneladas, e os blocos que geraram mais peso foram: o megabloco da cantora Lexa, no Circuito Preta Gil, com 9 toneladas, e o ensaio de rua da Escola de Samba Beija-Flor, em Copacabana, com 7,6 toneladas. Este é o primeiro fim de semana em que a Comlurb consolida os pesos do Carnaval 2026. A megaoperação especial de limpeza será fechada no domingo (22/02), após a saída do Monobloco.
O serviço de limpeza foi realizado em todos os pontos de concentração de blocos, na parte externa do Sambódromo durante os ensaios técnicos e nos ensaios de rua das escolas. A operação de limpeza da Comlurb é realizada antes, durante e após a passagem de cada bloco e de cada evento de Carnaval. O trabalho é feito nas vias principais em que os blocos desfilam e em todo o entorno, incluindo as ruas de acesso e adjacentes, com os serviços de varrição mecanizada, lavagem, esvaziamento de papeleiras e de contêineres, e coleta e remoção de resíduos.
O efetivo da Comlurb durante todo o período, desde o Pré-Carnaval até o dia 22/02 soma 13.714 trabalhadores, sendo 9.736 garis. A Companhia fará a maior conteinerização para atendimento de evento na cidade, com 13 mil contêineres, sendo 10 mil de 240 litros e 3 mil de alta capacidade, de 1.200 litros, para que os foliões possam fazer o descarte correto de seus resíduos.
Presente ao Circuito Preta Gil, no sábado, para acompanhar as equipes de limpeza no primeiro megabloco a desfilar este ano, o Chá da Alice, O presidente da Comlurb, Jorge Arraes, falou sobre o planejamento de limpeza da Companhia:
– Estamos iniciando hoje a nossa megaoperação de limpeza, que vai se estender até o dia 22 de fevereiro. São quase dez mil garis mobilizados para garantir a limpeza de todos os pontos de festa, com limpeza antes, durante e depois de cada evento. A expertise da Comlurb na limpeza de grandes eventos e a maior quantidade de contêineres da história da cidade vão garantir que todos possam brincar e se divertir com tranquilidade e com locais próprios para cada folião poder fazer o descarte correto de seus resíduos – frisou.
Durante o Carnaval 2026 a Comlurb realizará a maior operação de limpeza hidráulica e limpeza mecanizada da história da cidade. Em todo o Carnaval de rua a Companhia contará com 1.507 veículos, incluindo caminhões compactadores, caminhões satélites, caminhões basculantes, carrinhos elétricos, varredeiras de grande porte, mini varredeiras e tratores. Haverá ainda 180 sopradores. Todos os veículos e equipamentos vão trabalhar em três turnos.
Após a passagem dos blocos, as equipes da Comlurb farão a limpeza hidráulica com água de reuso e 40 mil litros de sabão. Serão 30 caminhões-pipa, 26 vans com implemento de limpeza hidráulica e 5 caminhões com implemento de limpeza hidráulica. Após a lavagem, será aplicada essência de eucalipto com 125 pulverizadores costais, inclusive mas áreas com banheiros químicos. Serão 5 mil litros de essência concentrada durante todo o período de Carnaval.
A Comlurb fará ainda a limpeza dos quatro postos médicos instalados na área de desfile dos blocos, sendo dois no Circuito Preta Gil, no Centro, um na Praça do Lido e um na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.
Vale ressaltar que todos os serviços de rotina da Companhia serão mantidos normalmente na cidade durante todo o período de Pré-Carnaval e Carnaval.