Foto: Divulgação / CBMSC
No ano em que se prepara para celebrar 100 anos de criação, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina dá sequência a uma reorganização administrativa e operacional inédita. Em poucos dias, a Corporação promoveu a ativação da 5ª Região Bombeiro Militar (RBM), em Criciúma e agora ativa a criação da 4ª Região Bombeiro Militar, em Blumenau, e a instalação do 16º Batalhão de Bombeiros Militar, em Jaraguá do Sul, consolidando um novo modelo de gestão territorial, mais próximo da população, mais eficiente e preparado para os desafios do futuro.
Nesta sexta-feira, 23, o CBMSC realizou duas solenidades que simbolizam esse novo ciclo institucional. Pela manhã, ocorreu a ativação do 16º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Jaraguá do Sul, fortalecendo a capacidade operacional no Norte do estado.
Já no período da tarde, foi oficialmente ativada a 4ª Região Bombeiro Militar, em Blumenau, ampliando a gestão territorial no Vale Europeu e consolidando uma estrutura mais ágil, regionalizada e alinhada às demandas locais. Ao todo, a abrangência da 4ª Região de Blumenau atenderá uma população de aproximadamente 3 milhões de catarinenses, com 64 municípios, que correspondem a cerca de 45% do produto interno bruto de Santa Catarina.
Nova organização fortalece o atendimento em todo o Estado
Até 2025, o CBMSC coordenava suas atividades operacionais por meio de três grandes regiões, que abrangiam extensas áreas do território catarinense. Com a aprovação da nova Lei de Organização Básica, sancionada em 31 de outubro de 2025 pelo governador Jorginho Mello, a Corporação passa a operar com cinco Regiões Bombeiro Militar, descentralizando o comando, fortalecendo administrações regionais e ampliando a capacidade de resposta.
“Passamos de três para cinco regiões, com um olhar mais próximo das realidades locais. Essa reestruturação moderniza a gestão, valoriza nossos profissionais e amplia a capacidade de atendimento”, destaca o comandante-geral do CBMSC, Fabiano de Souza.
Criciúma marcou o início da nova fase
A 5ª Região Bombeiro Militar, ativada no dia 21 de janeiro de 2026, tem sede em Criciúma e abrange:
- 4º Batalhão de Bombeiros Militar, em Criciúma
- 8º Batalhão de Bombeiros Militar, em Tubarão
- Futuro 17º Batalhão, em Araranguá
A nova região atende aproximadamente 400 mil habitantes no Sul do Estado, fortalecendo o planejamento regional e a integração com outros órgãos públicos. Durante a solenidade, assumiu o comando da região o tenente-coronel Luiz Gustavo dos Anjos.
Blumenau amplia gestão territorial no Vale Europeu
Neste dia 23 de janeiro, o CBMSC realizou a ativação da 4ª Região Bombeiro Militar, com sede em Blumenau. A região passa a coordenar os seguintes batalhões:
- 3º BBM, em Blumenau
- 7º BBM, em Itajaí
- 15º BBM, em Rio do Sul
- 16º BBM, em Jaraguá do Sul (também ativado hoje)
A área de abrangência da 4ª RBM contempla 64 municípios, cerca de 3 milhões de habitantes e aproximadamente 45% do Produto Interno Bruto de Santa Catarina, consolidando um novo patamar de gestão territorial no Vale Europeu. O comando da região foi assumido pelo coronel José Ananias Carneiro.
Novo Batalhão reforça atuação no Norte do Estado
Ainda como parte da reorganização, o CBMSC ativou o 16º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Jaraguá do Sul, fortalecendo a estrutura operacional no Norte catarinense. A unidade amplia a presença da Corporação em uma região com forte crescimento industrial e populacional. O comando do batalhão passa a ser exercido pelo tenente-coronel Nauro Ricardo Mück.
Reestruturação vai além do mapa
A nova Lei de Organização Básica também promove mudanças estruturais internas, com:
- criação de diretorias voltadas à inovação, tecnologia, saúde e promoção social;
- reorganização de setores estratégicos;
- redistribuição e ampliação do efetivo.
Como reflexo direto dessas mudanças, o CBMSC ofertou 660 vagas para o Serviço Militar Estadual Temporário (SEMET) em 2026. A projeção é que, no ano do centenário, a Corporação ultrapasse a marca de 5 mil profissionais, somando militares de carreira, temporários e especialistas.
Um centenário marcado por transformação
Criado em 26 de setembro de 1926, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina chega aos seus 100 anos vivendo um dos momentos mais relevantes de sua história institucional. “Estamos preparando o Corpo de Bombeiros para o próximo século, com foco em eficiência, governança e uma resposta cada vez mais qualificada à sociedade catarinense”, concluiu o comandante-geral, cel. Fabiano de Souza.