Iniciativa faz parte da Jornada Pedagógica, que tem o objetivo de planejar e organizar o ano letivo de 2026 – Foto: Roberto Zacarias/Secom
A Secretaria de Estado da Educação (SED) deu sequência à programação da Jornada Pedagógica de 2026 com o segundo polo de formação para gestores escolares em Florianópolis. A iniciativa aconteceu nesta quinta-feira, 22, para fortalecer a gestão escolar em toda a rede estadual de ensino. As atividades marcam o início de uma série de atividades que acontecerão nas próximas duas semanas com os diretores das escolas para preparar o ano letivo.
Com o tema “Planejar, organizar e cuidar: Qual é o nosso projeto de escola?”, o objetivo é desenvolver uma liderança pedagógica consciente e colaborativa. O encontro foi realizado no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira.
“Iniciamos o ano trabalhando todo o processo de construção do projeto de escola pública de excelência que se quer junto aos gestores escolares, para ali no começo de fevereiro, antes do início das aulas, nós desenvolvermos esse trabalho junto com os professores e esse é um movimento que continuará durante todo o ano de 2026. O governador Jorginho Mello nos deu o comando para fazermos desse local um espaço de qualificação de professores e de professoras, porque o foco é a educação e a aprendizagem dos nossos estudantes”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Na próxima semana, haverá o último encontro da formação, em Chapecó. Ao todo, 1.218 profissionais participarão, sendo 1.035 diretores de escolas. Membros dos Núcleos de Formação e do Ensino das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), além de técnicos da SED também estarão presentes.
Plano inédito para reforçar a segurança nas escolas de Santa Catarina
Após um intenso trabalho realizado pelas secretarias estaduais de Educação e da Proteção e Defesa Civil, o Plano de Contingência Multirriscos para Unidades Educativas do Estado de Santa Catarina (PLANCON EDU-MR/SC) foi lançado durante a formação para gestores escolares. A iniciativa busca preparar a comunidade escolar para possíveis desastres, adaptando-se à realidade de cada unidade educativa.
O PLANCON EDU-MR/SC contempla todas as unidades educativas do estado e de todos os níveis de ensino — do berçário às universidades — das redes pública e privada. O plano deve ser adaptado por cada UE, considerando sua realidade socioterritorial e respeitando suas especificidades pedagógicas, organizacionais, culturais, ambientais e estruturais.
Com a novidade, o intuito é superar a lógica tradicional de planos de contingência organizados exclusivamente por cenários específicos, promovendo uma preparação sistêmica, integrada e multirriscos, adequada à diversidade de ameaças às quais as Unidades Educativas podem estar expostas.