A transformação do antigo lixão do Roger em um parque socioambiental é um exemplo concreto do compromisso da Prefeitura de João Pessoa com o meio ambiente e a sustentabilidade. Neste sábado (18), o prefeito Cícero Lucena apresentou o projeto a mais de 400 alunos da Rede Municipal de Ensino, durante um seminário de lideranças estudantis que discutiu o tema da justiça ambiental e o papel da escola diante dos desafios climáticos e socioambientais.

O evento, intitulado ‘Justiça Ambiental, e daí? Qual o papel da escola no enfrentamento dos impactos ambientais e da crise climática?’, aconteceu na Escola Aruanda, no bairro dos Bancários, e contou com oficinas, palestras e atividades externas.

Durante sua fala, Cícero Lucena lembrou que foi em sua gestão, há 20 anos, que a Prefeitura encerrou as atividades do lixão do Roger. Desde então, o solo degradado passou por um processo de recuperação e agora o Município avança para devolver o espaço de 22 hectares à população em forma de um parque, com áreas verdes, trilhas, mirante e equipamentos para práticas esportivas e culturais.

“Este é um momento crucial para despertar a consciência individual sobre a responsabilidade de cada um em relação ao planeta. Garantir um futuro com melhor qualidade de vida significa cuidar dos nossos recursos naturais — do ar, da água, da terra — para o bem-estar de todos. A Rede Municipal tem demonstrado essa preocupação na formação cidadã e este seminário é mais uma contribuição valiosa nesse caminho”, destacou o prefeito.

No turno da manhã, os estudantes participaram de oficinas práticas, divididos em equipes que visitaram locais estratégicos da cidade e em Cabedelo, como o Rio Jaguaribe, Rio do Cabelo, Parque do Cuiá, Praia do Jacaré, Praça de Iemanjá, Porto do Capim, Parque Zoobotânico Arruda Câmara – Bica, Três Lagoas e a Feira de Oitizeiro. O seminário foi promovido pela Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef) e pela Seção de Apoio ao Grêmio Estudantil da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

“É mais uma ação que reafirma o nosso compromisso com a formação cidadã e o protagonismo juvenil. A escola é um espaço de transformação e construção de consciência. Quando colocamos nossos estudantes para refletir sobre justiça ambiental, estamos formando cidadãos críticos, responsáveis e comprometidos com o futuro do planeta”, afirmou a secretária de Educação e Cultura, América Castro.

O estudante Antônio José, do 9º ano, destacou a importância de vivenciar, na prática, o que se aprende em sala de aula. “A gente entende melhor o tema quando vê de perto. Foi fundamental para o nosso aprendizado e crescimento da consciência ambiental. Fiquei muito impressionado com o projeto da Prefeitura no Roger, porque mostra como o meio ambiente precisa realmente de ações assim”, afirmou.

By admin