O tradicional Mercado do Peixe de Tambaú é a principal referência na cidade de João Pessoa para quem busca comprar pescados e frutos do mar fresquinhos e de qualidade. Localizado em frente ao mar de Tambaú, na Avenida Almirante Tamandaré, no final da Ruy Carneiro, o espaço é de grande importância histórica para a Capital, conectando pescadores e consumidores e impulsionando o turismo e a economia local.
O mercado é administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb) e ocupa uma área construída de 700 metros quadrados, dispondo de 11 boxes padronizados para atendimento ao público. Tem área para armazenamento do pescado, preparo, rampas de acesso, banheiros com acessibilidade, área de estacionamento e uma praça que possibilita aos frequentadores uma bela vista para a Praia de Tambaú, ilustrada pela clássica vista das embarcações dos pescadores.
“Contamos aqui com uma estrutura moderna e organizada com onze boxes, uma fábrica de gelo, escritório, administração, sala de reuniões climatizada, depósito de material de limpeza, área de carga e descarga e banheiro para nós e os clientes”, afirmou Luciano dos Santos, que é administrador do mercado e também negocia no local.
O box dele é o número 8, um negócio familiar. “Esse negócio já faz mais de 80 anos que tá na família. Era do meu pai e passou pra mim. A rotina da gente começa às 5h30 da manhã, porque o peixe tanto vem do nosso litoral como de Maceió, Fortaleza e do Rio Grande do Norte. Aqui, os pescadores, em geral, saem na quarta-feira e passam de oito a dez dias no barco”, conta.
O comerciante Ednaldo Gomes também conta que trabalha há muitos anos no mercado em Tambaú. “Trabalho aqui há cerca de 40 anos. Eu vivo da pesca, comercializo, abasteço o barco com comida, gelo e óleo diesel para os pescadores irem ao mar. Todo tipo de fruto do mar nós comercializamos aqui, mas a preferência é pela cioba, garopa, dourado e a arabaiana. Aqui a melhor coisa que temos é a qualidade dos nossos produtos”, destaca.
Clientes satisfeitos – O professor Emerson Barros, que vem do bairro Aeroclube para comprar pescado no Mercado do Peixe de Tambaú, garante que vale a pena. “Nossa parceria já dura 15 anos”. Segundo o cliente, o que ele mais gosta é de camarão e do pescado dourado e cioba. “A amizade, confiança e a qualidade dos peixes é o que faz a gente voltar”, destaca.
Roseane Martins é natural de Brasília, mas mora em Cabedelo, no bairro Intermares. Ela e o marido são clientes há mais de dois anos do mercado em Tambaú. “Desde a época que vinha a João Pessoa de férias. Sempre compramos no box 2 e tenho preferência pelo camarão, para fazer no molho no espaguete. Hoje vai ser frito, empanado”, conta a cliente, revelando que gosta do atendimento e da qualidade do produto. “Nós gostamos muito porque o peixe aqui é fresco e o preço também é favorável”.
História – Para o presidente da Associação dos Pescadores e Comerciantes de Pescada e Derivados da Paraíba, (Aspecoped), Agostinho Santos, o Mercado do Peixe de Tambaú é sinônimo de história. “Esse mercado é centenário, ele era mais na frente (aponta). Essa área não era considerada nobre, era moradia dos pescadores, só palhoças. No lugar da PBTur era o Colégio João Pessoa e graças a esses pescadores que moravam aqui, dezenas de pessoas foram salvas em naufrágio, em 1873, na madrugada de 2 de janeiro. O navio pegou fogo aqui na frente e os pescadores foram até o barco em jangadas e socorreram 81 pessoas”, relata.
Para ele, o que importa é a qualidade dos produtos comercializados no local, atraindo consumidores de vários bairros da cidade, principalmente em datas como a Semana Santa, onde o pescado é o principal ingrediente das receitas. “O que a gente tem de bom aqui é a qualidade do nosso produto, que não se compara com nenhum outro, porque aqui vem diretamente do mar, fresquinho”, frisou Agostinho Santos, que conta que, atualmente, a associação atende cerca de 5 mil pescadores em toda Paraíba, em sua maioria concentrados em João Pessoa e Cabedelo.
Serviço:
Mercado do Peixe de Tambaú
Localização: Avenida Almirante Tamandaré
Horário de funcionamento: 7h às 14h – todos os dias