Bebidas sem procedência, com identificação inadequada ou rotulagem ilegível foram apreendidos ou inutilizados. Foto: Fernanda Doné / IVISA-Rio
O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa-Rio) deu seguimento, nesta segunda, 6/10, às inspeções em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas na cidade do Rio, com apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). A operação já visitou mais de 180 estabelecimentos, incluindo bares, restaurantes, padarias e depósitos de bebidas, entre outros, nos bairros de Campo Grande, Senador Vasconcelos, Inhoaíba, Madureira, Jardim América, Bangu, Gardênia Azul, Barra da Tijuca, Gávea, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo, Flamengo, Largo do Machado, Catete, Lapa, Centro e Tijuca, e continuará ao longo da semana. Até o momento, não há casos notificados de intoxicação por metanol no município do Rio.
As ações incluem a verificação da documentação, incluindo as notas fiscais dos produtos, e das condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos, a investigação da procedência das bebidas e a coleta de amostras para análise laboratorial. Além da atuação nos pontos de venda, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu alerta à rede pública e privada de saúde para que casos de intoxicação sejam imediatamente notificados.
Entre os estabelecimentos visitados desde a última quinta-feira, 2/10, oito foram interditados total ou parcialmente por falta de asseio, não conformidades sanitárias e produtos impróprios para o consumo. Foram expedidos autos de infração por bebidas, alimentos e outros itens sem identificação adequada, condições de higiene insatisfatórias e não conformidades administrativas. Mais de 100 litros de cachaça e cerca de 180 garrafas de bebidas sem procedência, com identificação inadequada ou rotulagem ilegível foram apreendidos ou inutilizados, bem como 50 litros de chope com prazo de validade expirado.
Categoria: