19 de setembro de 2025

9:08

Por: Rose Campos

Foto: Divulgação/Selo Social

Encontro fez parte do processo de certificação do Programa Selo Social 2025, que é realizado com articulação da Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS)

Nesta semana, 67 organizações de Sorocaba participaram de uma formação gratuita, no Sebrae Sorocaba, sobre Advovacy e Impacto Social, buscando formar parcerias estratégicas e ampliar o alcance das ações que desenvolvem. O encontro fez parte do processo de certificação do Programa Selo Social 2025, uma iniciativa que reconhece projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de empresas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil.

O programa é realizado pelo Instituto Selo Social e conta com articulação da Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS). As formações são realizadas com patrocínio da Aurora Eadi, Sorocaba Park Hotel, Kanjiko do Brasil, Ossel Assistência e Rede Salesiana Brasil (patrocinadora nacional) O Sebrae Sorocaba é apoiador da iniciativa. Este foi o quarto encontro presencial de formação do ciclo e 348 ações sociais buscam o reconhecimento.

A advogada e consultora em Governança e Gestão de Riscos, Camila Schroeder, conduziu a formação sobre advocacy com o grupo. Ela destaca que o termo pode ser também definido como uma “advocacia de causas”, articulando organizações de diferentes setores. Com isso, busca influenciar políticas públicas e decisões em defesa de demandas sociais e interesses coletivos.

O advocacy fortalece a voz das comunidades, promove mudanças estruturais duradouras e potencializa o impacto social, garantindo que projetos não se restrinjam a ações pontuais, mas contribuam efetivamente para a construção de políticas e práticas mais justas e inclusivas, que é exatamente um dos focos do Selo Social”, destaca a especialista.

Organizações rumo à certificação

Atualmente, Sorocaba é a cidade brasileira que recebe há mais tempo o Programa Selo Social. As formações são realizadas durante todo o ano. Para chegarem até o final do processo de certificação, os participantes precisaram atender a diversos critérios, que vão desde a participação nos encontros presenciais de formação e assessoria on-line, até a demonstração de impactos internos e externos dos projetos, dentre outras exigências de cada ciclo. Tudo isso validado por um conselho externo.

 

By admin