Arte: Gabriela Nicolini/ Ascom SAS
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), por meio da Diretoria de Assistência Social, promove nesta quarta-feira, 26 de agosto, em Rio Negrinho, uma capacitação regional para os trabalhadores e gestores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) sobre a população em situação de rua.
“Essa capacitação tem o objetivo de fortalecer o atendimento e o acompanhamento dessa população. Uma das inciativas do Governo de Santa Catarina foi criar um programa para fazer o atendimento desta população, o que culminou com a Lei do Cadastro da População em Situação de Rua. É importante unir forças de todas as secretarias, Estado, municípios, sociedade civil e todas as políticas envolvidas para que consigamos fazer a reintegração social e produtiva destas pessoas”, explica a diretora de Assistência Social, Gabriela Dornelles.
Participam representantes dos municípios que abrangem as macrorregiões da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí; Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí; Associação dos Municípios do Planalto Norte e Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina. O evento foi solicitado pelos municípios durante o Summit Cidades em uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Projeto Além das Ruas
O projeto Além das Ruas foi criado em julho. A intenção é promover ações integradas que envolvam as secretarias de Assistência Social, Mulher e Família, Saúde, Segurança Pública, prefeituras e outros órgãos como Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ministério Público, Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa, além de representantes da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).
Depois da escuta inicial para a construção de vínculo e identificação das necessidades, o cadastro será feito por meio de um aplicativo, que contará inclusive com reconhecimento facial e dados que podem ser acessados pelos profissionais envolvidos, com alguns níveis de restrição conforme o serviço. Ele vai criar um histórico de todo o atendimento realizado para a pessoa em situação de rua, independe da cidade onde ela estiver em Santa Catarina.
Depois dessa etapa será feito o encaminhamento intersetorial mais adequado para cada indivíduo, seja internação, acompanhamento e por fim inclusão produtiva, promovendo autonomia economia e desinstitucionalização.
O Programa Além das Ruas prevê ainda um investimento específico para internações em cínicas e comunidades terapêuticas, para reforço das equipes que atendem pessoas em situação de rua nos municípios e ainda para capacitação das equipes.
Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br