PORTAL OLM – NOTÍCIAS, ENTRE E ESPORTES

Agência Minas Gerais | Forças de segurança estaduais realizam megaoperação de combate ao crime organizado no Triângulo mineiro

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a Polícia Penal (PP) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) cumpriram nessa quinta-feira (21/8), em Araguari, Uberlândia, Sacramento, Uberaba e Araxá, no Triângulo Mineiro, e nas cidade de Praia Grande, em São Paulo, e Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, diversos mandados de prisão e de busca e apreensão relacionados ao enfrentando a organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas interestadual na região do Triângulo. O objetivo foi reforçar as ações de proteção à população mineira.

A ação, que faz parte de mais uma fase da Operação Aqueronte que acontece há cerca de dois meses na região, resultou no cumprimento de 35 mandados de prisão, 49 mandados de busca e apreensão, além de apreensões de armas de fogo e outros materiais ilícitos.

A megaoperação contou com efetivo de 390 policiais, 130 viaturas e duas aeronaves para cumprimento das ordens judiciais expedidas pela 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Araguari-MG.

Os presos possuem envolvimento em crimes previstos na Lei de Organizações Criminosas (Lei n° 12850 de 2013), além de tráfico de drogas e associação para o tráfico, posse e porte de armas e munições de uso permitido e de calibre restrito, homicídios e outros delitos do Código Penal Brasileiro. Eles foram encaminhados aos presídios de Araguari e Uberlândia, onde permanecem à disposição da Justiça.

Integração

A cooperação entre a PCMG, PMMG, a Polícia Penal e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para a realização da Operação Aqueronte foi estruturada em junho de 2025. A 1ª fase da foi deflagrada no dia 9/7 e a segunda no dia 18 do mesmo mês.

Durante as três fases da Operação Aqueronte foram cumpridos 49 mandados de prisão, além de 62 mandados de busca e apreensão. Além disso, foram apreendidas 21 armas de fogo, mais de 200 munições de diversos calibres e mais de R$ 90 mil em espécie.

Na 3ª fase da operação participaram policiais militares da 9ª Região da Polícia Militar, por meio do 53º Batalhão da Polícia Militar e da 9ª Companhia PM IND PE, do Comando de Missões Especiais (CME), e do Comando de Aviação do Estado, por meio do 2º Brave.

Pela PCMG, participaram policiais civis do 9º Departamento de Polícia Civil em Uberlândia, da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Araguari, da Coordenação de Recursos Especiais (Core), da Coordenação de Operações com Cães (COC) e da Coordenação.

Também participaram policiais penais da 9ª Região de Policial Penal, com sede em Uberlândia.

Sair da versão mobile