A Prefeitura de Nova Iguaçu deu mais um passo importante no enfrentamento à violência contra a mulher. Nesta terça-feira (19), foi lançado um novo serviço da Patrulha Maria da Penha na cidade, que será composta por oito agentes da Guarda Municipal, sendo quatro mulheres e quatro homens. A equipe será responsável por conduzir a mulher até sua residência para retirada de pertences, acompanhar à delegacia e orientar sobre o processo para solicitar medidas protetivas. O serviço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, oferecendo segurança, acolhimento e o primeiro atendimento às vítimas.
“Estamos dando um passo importante para que as mulheres de Nova Iguaçu não se sintam sozinhas diante da violência. Ampliar a rede de proteção é uma forma de garantir o atendimento necessário para a vítima que procura ajuda”, destacou o prefeito Dudu Reina.
Desde 2021, Nova Iguaçu conta com a Patrulha Maria da Penha, formada por policiais militares do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), em parceria com o Governo do Estado. Agora, com a participação da Guarda Municipal, o município passa a oferecer suporte às mulheres nos casos de primeira procura.
“Com este serviço, mostramos que o poder público está ao lado das mulheres. Denunciem e peçam ajuda, porque agora temos uma forma mais rápida de agir nos casos de violência”, ressalta a vice-prefeita e secretária da Mulher, Doutora Roberta Teixeira.
A implantação da nova patrulha foi estruturada com a participação das Secretarias Municipais de Ordem Pública e da Mulher, responsáveis pelo planejamento e acompanhamento das ações.
“Há muitas mulheres que chegam debilitadas ou precisando de ajuda na Secretaria da Mulher. A patrulha da Guarda Municipal vai acolher e auxiliá-las em todos os trâmites legais necessários”, explicou o secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Fernando Bastos.
Andreza Bueno, uma das agentes que integra a equipe, falou sobre a expectativa de poder ajudar as mulheres da cidade: “Teremos um trabalho árduo. Minha expectativa é que a população tenha o apoio e suporte necessário para enfrentar a violência”.
As mulheres que estiverem em situação de violência ou vulnerabilidade podem procurar a Secretaria da Mulher, na Rua Terezinha Pinto, nº 297, ou ligar gratuitamente para 180, serviço que funciona 24 horas.
Além da Patrulha Maria da Penha, Nova Iguaçu mantém outras iniciativas de segurança pública, como a Patrulha Escolar e dos Direitos Humanos, o Proeis e as bases do programa Segurança Presente, nos bairros Centro, Miguel Couto e Austin, em parceria com o Governo do Estado.