Prefeitos, gestores, servidores públicos e especialistas na área estão reunidos para debater o uso estratégico da tecnologia para aprimorar a gestão pública e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, durante toda esta quinta-feira (21), do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes. O evento acontece na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

O Fórum é realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI), promovido em parceria com a Rede Cidade Digital (RCD) e com o apoio institucional da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).

Uma das palestrantes, representando o prefeito Cícero Lucena, foi a secretária da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), América Castro, que apresentou o case ‘Educação 4.0’, mostrando como a tecnologia tem sido integrada ao ensino municipal.

“Com muita alegria participo do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, aqui em João Pessoa, para dialogar sobre Educação 4.0. É uma honra compartilhar as experiências da nossa Rede e refletir sobre como tecnologia, inovação e cuidado humano já estão presentes no dia a dia das escolas municipais. Em João Pessoa, estamos investindo em conectividade, formação de professores, ampliação do uso de recursos digitais e em práticas pedagógicas inovadoras que aproximam nossos estudantes do futuro. Nosso compromisso é preparar cada criança e jovem da Rede Municipal para os desafios e oportunidades de um mundo em constante transformação, sem perder de vista o acolhimento e a dimensão humana da educação”, falou a secretária.

O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes é o primeiro evento presencial da Rede Cidade Digital no estado da Paraíba. O objetivo principal é incentivar a adoção de tecnologias que tornem os serviços públicos mais eficientes e acessíveis à população.

O coordenador da UMTI de João Pessoa, Bruno Crispim, falou sobre o trabalho que a Prefeitura já vem desempenhando neste campo. “Vamos apresentar aqui a nossa concessão 5G, que criou a grande rede neutra que é uma infraestrutura compartilhada que permite que várias operadoras utilizem a mesma rede para ofertar conectividade.  Fomos finalistas na Smart City, em Curitiba, que é o maior evento sobre Cidades Inteligentes, onde também estamos trazendo para cá esse novo conceito de entrega de rede neutra e a estrutura de Rede de Computadores Passiva Local (POL), o qual iremos tirar cinco toneladas de cabos e reciclar, que é o selo Green It”, explicou o secretário.

O evento também conta com a participação de diversos municípios que apresentarão seus casos de sucesso. Empresas como Portal de Compras Públicas, Algar Telecom, Chip e Maq-Larem também estarão presentes para expor suas soluções. O Banco do Nordeste, por sua vez, apresentará as linhas de financiamento disponíveis para a implementação de iniciativas de Cidades Inteligentes.

Programação e novidades – No período da tarde, a Prefeitura de João Pessoa apresentará a infraestrutura de Cidades Inteligentes e o ‘Chatbot da IA’, uma ferramenta que promete facilitar o acesso a informações sobre leis e atividades do Município. Ao longo do dia, empresas de tecnologia mostrarão suas soluções.

Prefeitos Inovadores 2025 – Durante o Fórum, a Rede Cidade Digital fará a entrega do título de Prefeito Inovador 2025 a gestores da Paraíba que se destacaram pela adoção de tecnologias que promovem melhorias nos serviços públicos. A premiação reconhece prefeitos que investem em digitalização de serviços, modernização administrativa, uso estratégico de dados e implementação de soluções inovadoras.

By admin