O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) encerrou o ano de 2024 com a conclusão de mais uma etapa do processo de regularização fundiária do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (Paest). No final de dezembro, a Gerência de Bionegócios (Gerbi) ligada à Diretoria de Biodiversidade e Florestas (Dbio), realizou a indenização de dois imóveis localizados no município de Santo Amaro da Imperatriz, um com área de 169 hectares e outro com 56,7 hectares.

Os recursos financeiros utilizados para essas desapropriações tiveram origem em compensações ambientais decorrentes da supressão de vegetação nativa.

Conforme o gerente de Bionegócios, Francisco Antônio da Silva Filho, a portaria 136/2018 do IMA regulamenta os processos em que os empreendedores podem realizar a compensação de maneira indireta, por meio do pagamento de valores:

SONORA

A preservação e recuperação das glebas, além de se encaixar nos objetivos mais amplos do projeto de regularização fundiária, também é importante para a manutenção de serviços ecossistêmicos relevantes.

By admin