Henrique Macedo


Fundhas

Os atendidos dos Centros de Inovação da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) apresentaram nesta semana os trabalhos de conclusão dos cursos de panificação, salgadeiro, pizzaiolo, confeitaria, auxiliar de cabeleireiro, mecânica, elétrica e auxiliar administrativo.

No Centro de Inovação Sul, que fica no Parque Industrial, um dos grupos do curso de salgadeiro apresentou um trabalho de conclusão de curso bem diferente: uma coxinha vegana, feita com recheio de jaca. 

Já no Centro de Inovação Norte, um grupo de alunos apresentou um projeto de robô que fala e anda por controle remoto.

No curso de confeitaria, o destaque foi o trabalho Mama Geleia, uma casa de doces. A educadora social Leci Ribeiro, do curso de Panificação e Confeitaria, explica como o trabalho foi desenvolvido. “As meninas definiram as etapas e dividiram as tarefas. Fizemos com que elas se envolvessem, às vezes ficam com medo de não dar certo, mas o resultado final vale a pena”, explica Leci. 

“Foram seis meses de muita convivência, a professora sempre nos ajudou a lidar com as diferenças entre as meninas do grupo. Ela também sugeriu que a gente fizesse as receitas de biscoitinhos e as geleias”, disse Ana Luiza Santos, de 16 anos, oito deles na Fundhas.

O trabalho acabou se tornando multidisciplinar, já que teve envolvimento da marcenaria e até da oficina de bicicletas da Fundhas.

Fundhas

A Fundhas é mantida pela Prefeitura de São José e é o maior projeto social de São José. 

Atende crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, no contraturno escolar, com o objetivo de transformar suas trajetórias de vida, garantindo emancipação social, dignidade e novas oportunidades com ensino de qualidade, inovação e tecnologia.

Entre as principais ações desenvolvidas, estão projetos voltados à música, dança, teatro, artes, sustentabilidade e meio ambiente, comunicação e reforço escolar.


MAIS NOTÍCIAS

Fundhas

By admin