Criado em 1965, o setor Braille da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais é uma referência de acessibilidade no Brasil e no mundo. E a divisão está ainda melhor: após investimento inédito de cerca de R$ 400 mil, recebidos ainda em 2023, o espaço agora conta com 120 novos livros em Braille, além de novos equipamentos de tecnologia assistiva. Os recursos foram oriundos da Associação de Amigos da Biblioteca, do Instituto Periférico, via projetos de Lei de Incentivo à Cultura e emenda parlamentar.
As novidades incluem uma impressora Braille, usada para produzir títulos acessíveis na própria biblioteca; uma linha Braille, dispositivo que converte o texto em caracteres Braille, permitindo que o usuário leia e interaja com conteúdos digitais; cinco óculos OrCam, que fazem a leitura de textos em tinta, transformando-os em áudio em tempo real; e uma impressora 3D, que permitirá reproduzir alguns monumentos históricos de Minas Gerais, como o Palácio da Liberdade, a Igreja da Pampulha e a própria Biblioteca, para que os deficientes visuais consigam ter uma dimensão da arquitetura desses locais.
Para o Diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Minas Gerais, Lucas Amorim, o setor Braille tem função primordial dentro da Biblioteca por oferecer a inclusão e acessibilidade. “Nosso acervo é totalmente especializado para as pessoas com deficiência visual e com baixa visão e, além dos livros em Braille, também temos as tecnologias assistivas, como lupas de aumento, audiolivros, filmes com audiodescrição, estúdio de gravação, e uma minigráfica para produção de materiais acessíveis. Um destaque é o serviço de voluntariado, no qual as pessoas que enxergam se disponibilizam a ler para as pessoas com deficiência ou gravar os audiolivros em nosso estúdio. Esta gama de serviços é bem ampla para incluir as pessoas cegas e com baixa visão nesse universo do livro e da leitura, e as novas aquisições promoverão maior independência no acesso à informação e na comunicação”, pontua.
“É a primeira vez que foi possível selecionarmos os títulos em Braille. Desde a sua criação, o setor Braille sempre recebeu livros por doação de empresas que produzem esse tipo de material. Mas, dessa vez, fizemos uma lista com títulos pelos quais os usuários do Braille já tinham manifestado interesse. Também realizamos uma pesquisa de mercado, com livros premiados, best-sellers. Foi algo inusitado”, entusiasma-se a Gerente do Núcleo de Extensão e Ação Regionalizada da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Gildete Veloso.
Gildete Veloso, Gerente do Núcleo de Extensão e Ação Regionalizada da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. (Crédito: Secult/Divulgação)
Entre as aquisições estão obras como “Os corações perdidos”, de Celeste Ng, “A garota do Lago”, de Charlie Donlea, e “Todas as cores do céu”, da escritora Amita Trasi. “Os títulos que a gente recebeu têm chamado bastante atenção, e os usuários têm procurado muito por eles”, complementa o Coordenador do setor Braille, Glicélio Ramos Silva, ele próprio cego e também usuário do departamento.
As aquisições feitas pela Biblioteca Estadual, equipamento do Governo de Minas Gerais gerido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), já estão disponíveis para os usuários do setor Braille. Quem ficou feliz com os novos equipamentos foi a funcionária pública Elaine de Jesus, frequentadora do espaço há 12 anos. “Eu me sinto acolhida aqui na biblioteca. Uso bastante os serviços de empréstimo de livros, e o acervo daqui é muito rico”, conta.
Graduanda em Serviço Social, Elaine frequenta a biblioteca semanalmente. “Geralmente, vou às quartas e sextas. Uso muito também o serviço dos voluntários, que leem livros e documentos que nós levamos. Apesar de ter, na minha faculdade, uma certa acessibilidade no sistema de informática, eu prefiro usar o sistema do voluntário, porque aqui tem muito voluntário com uma bagagem cultural muito grande. Eles leem uma coisa para você e geralmente contam uma história, essa história te ajuda a entender a matéria. Tem a pitadinha de gentileza deles, então esse serviço é muito importante”, complementa Elaine de Jesus.
Allan Pereira da Silva, que estuda música e ministra aulas de teologia na igreja, é outro usuário assíduo do setor. “Descobri o setor Braille quando estava no final do ensino médio, por volta de 2013. Vinha pegar emprestado livros literários que a escola pedia e usar o serviço dos voluntários para leitura dos livros e apostilas à tinta. Essa biblioteca tem me ajudado muito”, diz Allan Pereira, que atualmente vai ao equipamento, que integra o Circuito Liberdade, duas vezes na semana, em média.
“Este espaço é importante para que as pessoas que estão estudando possam ter um acesso à cultura de forma mais inclusiva. Aqui, nós temos acesso aos livros didáticos, a músicas, livros da lei, de literatura brasileira e estrangeira, textos sobre várias religiões”, elenca Allan. “Eu costumo pegar a Bíblia Sagrada para o estudo de teologia e livros que falam de acessibilidade, que abordam as leis voltadas para a pessoa com deficiência”, conta.
Gráfica Braille própria
A impressora recém-comprada se junta a outras duas para a montagem de uma minigráfica Braille, o que dá à Biblioteca Estadual capacidade de produção do próprio acervo. Isso é particularmente importante para o setor, dado às características da escrita em Braille.
“O livro em Braille é feito em relevo. Isso significa que, quanto mais você lê, mais ele apaga. Então é preciso um investimento contínuo na aquisição desse tipo de material bibliográfico, porque a vida útil de um livro em Braille é curta, de no máximo dez anos. Temos que investir constantemente para manter esse acervo. Nosso maior sonho é ampliar a produção dos livros no setor para doar exemplares em Braille para as bibliotecas públicas do interior do estado”, conta o diretor da Biblioteca Pública Estadual, Lucas Amorim.
Além da capacidade de reposição dos títulos que vão se perdendo durante o uso, a minigráfica é capaz de produzir livros inéditos. Isso porque os livros em Braille para uso em bibliotecas por pessoas com deficiência é livre de direito autoral, o que significa que o espaço poderá imprimir os livros que quiser, a depender apenas do tempo de confecção. “Um livro de 200 páginas demora uns dois meses para ser impresso. Isso sem contar o processo de escaneamento do livro digital e a revisão”, explica Glicélio Ramos.
O setor de livros em Braille da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais reúne mais de 2 mil títulos (Crédito: Secult/Divulgação)
Acervo vasto e para além dos livros
Ao longo de seus quase 60 anos, o setor Braille reuniu um acervo de aproximadamente 2.100 títulos, consagrando-se como uma das principais bibliotecas com acessibilidade para as pessoas com deficiência visual do país. Além dos livros impressos em Braille, lá são encontrados cerca de 2 mil audiolivros e 100 títulos de filmes com audiodescrição.
“A grande maioria dos livros pode ser emprestada, cerca de 95% do acervo. Tem alguns que são referência, como dicionários, que só podem ser consultados aqui na Biblioteca, mas são casos raros. No caso dos audiolivros e filmes, todos estão disponíveis para empréstimo”, explica Glicélio Ramos Silva, quem trabalha na Biblioteca há 18 anos e desde 2015 coordena o Braille.
O empréstimo no setor Braille funciona nos mesmos moldes das outras áreas da Biblioteca, exceto pelo fato de que o serviço é restrito para pessoas com deficiência visual. “A pessoa precisa ser cega ou com baixa visão, e fazer o cadastro conosco, que requer documento de identidade e comprovante de endereço. Também pedimos uma contribuição de R$ 3 para a impressão do cartão da biblioteca. Esse cartão é válido por dois anos, depois o usuário renova. E, para as pessoas com baixa visão, pedimos também um atestado oftalmológico comprovando a condição, mas não precisa ser recente”, diz Glicélio.
O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e não tem intervalo para almoço. “O tempo de empréstimo é igual para todo mundo, para quem enxerga e para os cegos. São 14 dias, podendo renovar por mais 14 dias. Para facilitar a questão da mobilidade, excepcionalmente para os deficientes visuais permitimos a renovação pelo WhatsApp do setor Braille”, complementa o coordenador.
O canal do WhatsApp também serve para divulgação da ‘Dica de Leitura’. Toda quarta-feira, os usuários cadastrados recebem, via lista de transmissão, uma indicação de livro do acervo. Segundo Glicélio Ramos, a procura é grande. “Acaba funcionando para que o público fique ainda mais próximo do setor Braille.”
A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais é a biblioteca modelo do nosso estado e, dentro desse grande centro cultural, temos várias bibliotecas setorizadas. A gente tem uma biblioteca infantojuvenil, uma biblioteca de empréstimo, uma biblioteca de estudos, uma biblioteca de obras raras e a biblioteca Braille. Este setor é o mais importante, por oferecer a inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência visual e com baixa visão, garantindo que todos tenham acesso igualitário à informação, ao conhecimento e à cultura”, avalia Lucas Amorim.
Acessibilidade para o interior
Os investimentos recentes não beneficiarão apenas a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Dois dos óculos OrCam adquiridos pelo equipamento foram doados para o Museu Casa de Alphonsus de Guimaraens, em Mariana, e para o Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo. Este último, que completa 50 anos dia 30 de março, acaba de receber o presente de aniversário, que amplia sua acessibilidade e democratiza ainda mais o acesso para deficientes visuais.
“Somando-se à missão de emprestar livros, uma biblioteca é um local de encontro e de formação de comunidade, de relações afetivas. Enquanto biblioteca modelo, esperamos inspirar os municípios para construirmos uma sociedade mais justa, igualitária e informada, para que o acesso ao conhecimento e à cultura seja um direito universalmente garantido para todas as pessoas, sem distinção”, conclui Lucas Amorim.
BPC-157, a peptide compound gaining important consideration within the health and wellness group, is heralded for its outstanding therapeutic potential.
This distinctive sequence of amino acids, derived from a protein found within the abdomen, has sparked curiosity as a end result of its big selection of
well being advantages. From accelerating wound healing to potentially easing symptoms of
persistent situations, BPC-157 stands out as a flexible
and promising therapeutic agent.
Study extra about most therapeutic doses of BPC 157 and TB 500 for optimum results.
Exploring common queries about peptides like BPC 157 and
TB-500 reveals insights on potential unwanted effects,
legal issues, optimum delivery strategies, and addressing gastrointestinal concerns.
The administration of TB-500 and BPC 157 in proper
dosages has proven promising results in enhancing healing outcomes,
backed by notable research in peptide blends and wound healing therapies.
The combination of peptides BPC 157 and TB-500,
a half of the Wolverine protocol, provides remarkable benefits in peptide remedy for accelerated healing
and total well-being. From mitigating stroke injury to
providing new avenues for schizophrenia and spinal twine injury
remedies, its potential is vast and promising. Whereas the current information is promising, more extensive clinical trials and research are needed to fully
understand and harness BPC 157’s potential. Moreover, it has
protective results extending past the abdomen and gastrointestinal
tract, providing promising potential in a selection of
neurological and different situations.
We’ll have a glance at the science behind it, its benefits, and the risks you have to
contemplate. Innerbody uses solely high-quality sources, together with peer-reviewed studies,
to help the facts within our articles. Read our
editorial process to study more about how we fact-check and hold our content material correct, dependable, and trustworthy.
If you need the dosage to be just as effective,
you should keep it in your mouth for a minimum of two minutes.
This is named sublingual administration, and the drug is absorbed immediately into your bloodstream via the blood
vessels in your mouth. Though BPC-157 just isn’t immediately marketed as a fats
burner, its systemic benefits contribute to creating an environment
the place your body can manage weight more successfully.
Research have revealed that BPC 157 can improve the therapeutic process by stimulating blood vessel growth,
aiding in higher circulation to the affected areas.
In the realm of muscle repair, BPC 157 has shown to hurry up the recovery of damaged muscular tissues, making
it a game-changer for athletes and individuals coping with musculoskeletal injuries.
BPC‑157 has shortly turn into some of the well-liked peptides for
damage restoration, gut healing, and irritation management.
BPC 157 has proven promise in accelerating tissue repair, selling angiogenesis (the growth of new blood vessels), and enhancing wound therapeutic.
The peptide also exhibits potential for safeguarding
the intestine lining, which may be severely affected by most cancers remedies.
This has opened up potentialities for its use in decreasing
unwanted side effects and promoting total therapeutic in most cancers patients.
It could be significantly helpful for people affected by situations like arthritis, the place inflammation is
a major cause of ache. Analysis has additionally shown its use relieves a number of forms of knee
and different joint pain. It is crucial to note that these beneficial
dosages may be subject to variation primarily based on particular person health considerations and the particular medical condition being
addressed. Strict adherence to these dosage instructions is a critical think about
maximizing the therapeutic benefits of BPC-157 whereas mitigating the potential risks of adverse effects.
Reported side effects of BPC-157 include mild gastrointestinal points, corresponding
to diarrhea or abdomen discomfort. Whereas these effects are comparatively minor when in comparison with the potential therapeutic benefits, it’s imperative for researchers to
comprehensively perceive the protection profile of
this peptide.
However, when selecting the right therapy, the differences above should nonetheless be considered.
Cytoprotective and regenerative roles are key properties of the BPC-157 peptide, and the end result will come abruptly, systemically, and
really shortly. On the opposite hand, TB-500 stands out most for its regenerative effect, however is especially localized to gentle tissue.
Not only can it normalize your blood pressure no matter whether or not it’s too excessive or low, however it could also defend blood vessels from oxidative stress.
This is as a result of BPC-157, like many research peptides,
has not yet gone via the full regulatory course of, including large-scale human scientific trials.
In fact, preclinical analysis has delivered remarkably constant outcomes throughout a
extensive range of organic methods.
If the tiredness sticks round for a very long time, speaking to a healthcare supplier might
be needed. Sure medicines can unintentionally harm organs just like the liver
or cause other unwanted effects. BPC-157 has the potential to guard
towards this harm, helping to maintain organs wholesome
even if you need these drugs. Periodontitis is a critical gum infection that may
damage gums and destroy the jawbone if left untreated.
BPC-157 may provide new hope by serving to to heal the broken gum tissue and probably even regenerate bone, offering a brighter future for these battling this painful condition. BPC-157 can speed up
the healing of burns and different skin injuries, lowering recovery time
and bettering the looks of scars.
However, like all compound, unwanted aspect effects
might happen depending on particular person sensitivity, dosage, and administration method.
If you’ve ever torn a tendon, strained a muscle, or dealt with persistent
joint pain, you perceive how frustrating the recovery process can be.
Traditional treatments—rest, ice, NSAIDs—often feel
like slow-motion band-aids rather than solutions.
References:
http://www.valley.md
4 iu to mg hgh
References:
wehrle
hgh 4 iu
References:
wehrle
what does steroids mean
References:
steriod types – https://silatdating.com/@blairtrombley9,
first cycle steroids
References:
free steroids for muscle growth, code.ioms.cc,
ipamorelin en cuánto tiempo se ven resultados
References:
does ipamorelin cause water retention [https://tennant-hoffmann-3.thoughtlanes.net/]
duo blend ipamorelin cjc 1295
References:
cjc-1295 ipamorelin drug interactions